É evidente que há referências frequentes no Antigo Testamento,
demonstrando que a música sempre desempenhou papel importante na cultura
hebraica. O inventor da música foi Jubal, filho de Lameque, que "foi o
pai de todos os que tocava harpa e flauta" - ver Gênesis 4.21.
Depois vemos Labão, quando repreendeu Jacó em Gênesis 31.27 porque saiu
sem lhe permitir a alegria da despedida com cânticos, com tamboril e
harpa. Depois das batalhas havia cânticos de triunfo - ver Êxodo 15.20.
Os instrumentos, entretanto, pertenciam a outras nações antigas do Oriente Médio, principalmente os Egípcios.
Os instrumentos mencionados na Bíblia podem ser divididos em três grupos musicais de corda, de sopro e de percussão.
1 - Instrumento de corda
Harpa - É o primeiro instrumento musical mencionado na Bíblia em
Gênesis 4.21 e é o único instrumento de cordas referido no Pentateuco.
Essa alusão sugere que tal instrumento talvez tenha tido origem na
Síria. Tem havido diferenças de opinião, se tal instrumento era
realmente a harpa ou era a lira.
Era um dos quatro instrumentos musicais levados perante os jovens
profetas - ver 1 Samuel 10.5. Não se tem certeza quanto ao número de
cordas deste instrumento. Em 1 Crônicas 15.21 diz que era oito cordas,
mas a alusão da passagem está longe de ser definitiva.
A palavra harpa é igualmente empregada tanto em nossa versão portuguesa como em outras, para traduzir o termo aramaico qitros,
que ocorre somente entre os instrumentos da orquestra de Nabucodonosor -
ver Daniel 3.5. Vem da mesma raiz de onde se originou a palavra
europeia guitarra.
Saltério - Essa palavra se deriva do vocábulo grego que denota um
instrumento tocado com os dedos, e não com um plectro (paleta). É
geralmente aceito, que se trata de alguma espécie de harpa,
embora sua descrição seja incerta. É mencionado em 1 Samuel 10.5 e, isso
parece confirmar a opinião de que era de origem fenícia., embora
houvesse pouco contato íntimo entre Israel e a Fenícia.
2 - Instrumento de sopro
Flauta - Esta palavra aparece seis vezes no Antigo Testamento. A
flauta era usada em ocasiões festivas - ver Jeremias 48.36 - e também em
lamentações como em funerais - ver Mateus 9.23.
Pífaro - Tradução dada por nossa versão do termo aramaico. Ocorre
apenas em Daniel 3.7 e se deriva de uma palavra que significa
"assobiar" ou "chiar". O som da maioria das flautas e pífaros é acompanhado de um som sibilante.
Trombeta - Ocorre com frequência no Antigo Testamento - ver em Jeremias 6.1. As principais trombetas eram de chifres de carneiro. Mais tarde foi utilizado o metal.
3 - Percussão
Campainhas - É uma palavra hebraica que significa "bater" e se encontra apenas uma vez em Zacarias 14.20; também é conhecido por címbalos,
e provavelmente se refere ao disco ou concha de metal fixada aos
arreios dos cavalos, que a tem de ornamento para que produzam um som
estridente.
Címbalo - Essa palavra vem do grego, que significa vibrar ou tremer -
ver em Salmo 150.5. Sabe-se da existência de dois modelos de címbalo.
a. Consistia de dois pratos chatos de metal, cada um seguro por uma das mãos e batidos um contra o outro.
b. Tinha formas de taças. Uma delas fixa e a outra era batida firmemente
contra a primeira. No Salmo 150.5 há alusão a essas duas espécies de címbalos, ainda que não passe de uma conjectura.
Tamborim e pandeiro - Instrumento que se segurava e se batia com
as mãos. Era usado para o acompanhamento do cântico e da dança -ver em
Êxodo 15.20; e sempre associado com alegria, regozijo - ver Isaías 5.12,
e festividades triunfais - ver em 1 Samuel 18.6.
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Fonte: Apêndice de Bíblia Sagrada Edição em Língua Portuguesa - Torá Liv. e Editora Ltda.
Retirado de: http://belverede.blogspot.com.br/2012/09/instrumentos-musicais-na-biblia-sagrada.html
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